fbpx
clicamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
    • Acessórios
    • Equipamentos
  • Vídeos
  • Testes
  • Capas
  • Contactos
  • Assinaturas
Sem resultados
Ver todos os resultados
clicamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
    • Acessórios
    • Equipamentos
  • Vídeos
  • Testes
  • Capas
  • Contactos
  • Assinaturas
Sem resultados
Ver todos os resultados
clicamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Entrevista a Takahisa Fujinami, team boss da Repsol Honda Trial Team

Ricardo Carvalho Por Ricardo Carvalho
1 Fevereiro, 2023
em Notícias
0
Share on FacebookShare on Twitter

É um nome bem conhecido da modalidade de Trial e até dos portugueses, sendo que chegou a correr em Portugal, por exemplo em Gouveia, em 2021. Foi campeão do mundo e conquistou inúmeros troféus.

Tem atualmente 43 anos e depois de ser piloto é agora “team manager” da Repsol Honda Trial Team, tendo um papel determinante para que a sua equipa tenha sido vitoriosa nesta temporada.

A entrevista que abaixo se reproduz dá para perceber as qualidades humanas do líder e há uma expressão que diz (quase) tudo:

“I like to help my riders with whatever they need”. Ou seja, “gosto de ajudar os meus pilotos em tudo o que necessitarem”.

 

Entrevista

A Repsol Honda Trial Team encerra o ano de 2022 com os seus trabalhos de casa bem feitos, depois de ganhar os dois títulos mundiais com os objetivos já definidos para a nova temporada. O chefe de equipa Takahisa Fujinami reflete sobre o seu primeiro ano na sua nova posição.

 

“- 2022 terminou, um ano que foi totalmente diferente dos seus 26 anos anteriores no campeonato do mundo. Como Team Manager da melhor equipa do mundo, qual é a sua avaliação da temporada? Ou, dito de outra forma, foi a mesma ou pior do que o esperado?

A verdade é que tive a sorte de poder continuar com esta equipa, a melhor do mundo, agora como Team Manager. Tenho de agradecer à HRC por depositar a sua confiança em mim e por me dar esta oportunidade. O Toni é sempre forte, mas o importante é que ele não se magoa a si próprio. Este foi um dos objetivos desta época, que o Toni não se tenha magoado. Eu tentei não o forçar fisicamente para não correr tantos riscos. Acho que os seus resultados: sete vitórias no TrialGP e três vice-campeonatos, mais quatro vitórias no X-Trial e um vice-campeonato, mostram que ele está mais forte do que nunca aos 36 anos de idade. Estou muito feliz por poder ajudá-lo. Também estou contente pelo Marcelli. No início do ano ele estava bastante nervoso, provavelmente a pressão de uma equipa de fábrica. Todos se concentravam muito nele e ele exercia muita pressão sobre si mesmo para obter resultados. Ele teve de aprender muitas coisas para adaptar o seu estilo à moto. Era apenas uma questão de tempo e no final ele conseguiu vários quartos lugares e, no campeonato espanhol, venceu a última prova, suportando muita pressão. Também estou contente com o Gabriel.

– Gabriel, que teve a difícil tarefa de o substituir como piloto da equipa, foi certamente alvo de muita pressão. No final, o resultado são dois quintos lugares, tanto em Indoor como Outdoor. O que espera do Marcelli em 2023?

Bem, seu nível é bastante alto, mas acho que ele poderia terminar no pódio em cada prova do ano; teremos que lutar por isso e tentar terminar o campeonato com uma medalha.

– O objetivo de Toni Bou parece claro: repetir o resultado final com mais dois títulos.

Sim, é verdade. Achamos que ele é muito forte e tem um longo caminho a percorrer. Ele tem muita vantagem técnica sobre qualquer outro piloto e na prática ele pode ganhar os dois títulos mundiais em 2023.

– Passemos a outro ponto: a preparação da equipa. Foram organizados diferentes testes coletivos e sessões de treino, com a participação de todos os pilotos e mecânicos. Está a funcionar muito melhor assim?

Antes era assim que se fazia, mas era só entre os pilotos que concordaram em treinar juntos. Agora é um pedido da equipa para treinarmos juntos. Temos um piloto número um e os outros pilotos da Montesa, Gabriel e Pablo, podem aprender com ele. A confiança que é criada dentro da equipa é importante; é como uma família.

– E a relação fora da equipa? Com os promotores ou organizadores da corrida, com as outras marcas, gerentes de equipa… Tudo isto é realmente novo para si. Ficou surpreendido com algumas das questões?

Para mim tem sido como começar do zero em muitas coisas. Por exemplo, obter a licença. Antes, era a equipa, agora tenho de ser eu a geri-la. O meu computador, o meu telefone, eu continuo a receber mensagens também de patrocinadores. É uma mudança enorme e no início parecia que seria difícil, mas nós também nos adaptamos. Miquel [Cirera, anterior Team Manager, Ed.] tinha tudo nas mãos. Talvez ainda necessitamos de aprender mais alguma coisa, mas creio que estamos no caminho certo, mas fazendo as coisas à minha maneira. Além disso, eu também me divirto a fazer isto, eu gosto.

– Do que mais gosta neste trabalho?

De ajudar. Eu gosto de ajudar o Gabri e a Toni naquilo que penso que eles precisam. Se os resultados saírem de acordo com o esperado, é como um prémio de bónus para todos.

– E do que é que gostas menos?

Phew! O trabalho de escritório! (risos).

– Por falar em mudanças, você esteve no Japão para o Dia de Ação de Graças Honda e também para aproveitar e passar alguns dias testando com os técnicos e engenheiros japoneses da HRC. O que retirou do teste?

No final, cada piloto escolhe a moto que mais gosta, com o motor e as regulações que mais lhe agradam. Depois, há o trabalho com os engenheiros para que eles possam implementar tudo o que os pilotos desejam. É uma questão de tempo para conseguir exatamente o que todos querem, mas no geral fizemos alguns bons testes.

– Para o próximo ano o TrialGP World Championship parece estar de volta ao “normal” com mais corridas e o regresso de Motegi.

Há três anos parece que estamos “noutro mundo”, competindo apenas na Europa e com provas de um dia. A pandemia também afetou a equipa internamente já que, por exemplo, os técnicos da HRC não puderam vir à Europa, aos eventos ou aos nossos testes de desenvolvimento. Agora parece que está a melhorar e esperemos que se torne bom para todos.

– No Dia de Ação de Graças Honda foi-lhe prestada uma homenagem de despedida. O que vai acontecer em maio em Motegi na corrida do Campeonato do Mundo de TrialGP?

Muitas pessoas pediram-me que voltasse só para pilotar na final, para que eu pudesse me despedir de todos, mas obviamente isso não é possível. Eu gostaria, mas não tenho nível para fazê-lo e, além disso, tenho um trabalho a fazer e tenho de ajudar a equipa.

– Este ano ganhamos um título que não ganhávamos há dois anos: o título de construtores. A Montesa é mais uma vez Campeão do Mundo na categoria de construtores.

A Montesa é a única moto a 4 tempos a competir no campeonato do mundo. As pessoas dizem que é uma moto pesada, mas na realidade, você obtém muito bons resultados com esta moto. Talvez em alguns pontos tenhamos uma desvantagem, mas há outros aspetos em que estamos em vantagem.

– Então, vou deixá-lo voltar a trabalhar com a equipa… e continuar a ter sucesso!

Muito obrigado!”

 

Fonte: Trial Honda Racing

Tags: entrevistaHonda Repsol TeamTrial

RELACIONADOS

Touratech Day acontece em Marvila a 1 de abril
Notícias

Touratech Day acontece em Marvila a 1 de abril

As edições anteriores do Touratech Day sempre muitíssimo bem-sucedidas, fazem prever mais um dia em cheio no start-of-season para...

Por Redação
28 Março, 2023
Tiger Tour anima Triumph Algarve já a 1 e 2 de abril
Notícias

Tiger Tour anima Triumph Algarve já a 1 e 2 de abril

Tiger Tour 2023: Uma visita ao concessionário oficial da Triumph no Algarve vai valer a possibilidade de experimentar uma...

Por Redação
28 Março, 2023
Hugo Santos de regresso às vitórias
Notícias

Hugo Santos de regresso às vitórias

Fortemente apostado na revalidação do título de campeão Nacional de Motocross, Hugo Santos volta a contar, em 2023, com...

Por Redação
28 Março, 2023
Revista Motos de abril chega às bancas amanhã
Notícias

Revista Motos de abril chega às bancas amanhã

A edição da sua Revista Motos de abril que chega às bancas de todo o país já amanhã. Esta...

Por Redação
28 Março, 2023
Próximo Post
Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Harley Davidson Fat Boy

Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Harley Davidson Fat Boy





ADVERTISEMENT
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Testes
  • Capas
  • Contactos
  • Assinaturas

Copyright © 2023 - clicamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
    • Acessórios
    • Equipamentos
  • Vídeos
  • Testes
  • Capas
  • Contactos
  • Assinaturas

Copyright © 2023 - clicamotos.pt